quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pastor-de-beauce

O pastor-de-beauce (em francês: Berger de Beauce) é uma raça canina europeia proveniente da região francesa de Beauce. Apesar do parente ter este nome, o pastor de Beauce é também conhecido como de Brie.

Apesar das diferentes pelagens, as duas raças, geneticamente próximas, são ágeis, fortes e de físico imponente. Comum no norte da França, este pastor possui em seu histórico de trabalho a caça e o pastoreio de javalis.

Mais recentemente, foi adotado como cão de companhia e de guarda. Passou ainda a ser bem visto e recebido em competições de raça pela Europa.

Apesar de possuir um adestramento classificado como moderado, seu tamanho, que pode chegar aos 71 cm, requer que seus encontros com outros cães sejam supervisionados.

 Fisicamente, ainda pode atingir os 39 kg, tem o pescoço forte, o focinho alongado e a pelagem dura, curta e densa.

Pastor croata

Ficheiro:Gera062005sed.jpg

O Pastor Croata (Kroatischer Schäferhund) é uma raça canina européia proveniente da Croácia.




Eles tem um temperamento equilibrado... E são muitos alegres... e pastoeiro.

Não tem muito a dizer sobre essa raça...

Cão lobo checoslovaco

Cão lobo checoslovaco

O Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente nova de cães que contém traços da sua linhagem original de uma experiência conduzida em 1955 na antiga Checoslováquia. Depois de inicialmente cruzar um Pastor Alemão com um lobo da região dos Cárpatos, o plano trabalhou em criar uma raça híbrida que combinava as qualidades desejadas de ambos animais. Ela foi oficialmente reconhecida como uma raça nacional na Checoslováquia em 1982, e em 1999 ficou sendo no FCI o padrão 332, grupo 1, seção 1, junto com o Border Collie e o Pastor Alemão, entre outros. O Cão Lobo é mais versátil do que especializado. É rápido, vívido, muito ativo, destemido e corajoso.



O Cão Lobo desenvolve uma relação social muito forte não apenas com seu dono, mas com toda a família. Ele pode facilmente aprender a conviver com outros animais domésticos que pertencem à família; porém, podem ocorrer dificuldades quando se encontram com animais estranhos. É vital subjugar a paixão do Cão Lobo por caça quando eles são filhotes em razão de evitar um comportamento agressivo quando o cão for adulto. O Filhote nunca deve ser isolado em um canil; ele deve ficar acostumado com os arredores para ir e vir quando necessitar. As fêmeas são facilmente controláveis; os machos freqüentemente experienciam uma adolescência tempestuosa.


O Cão Lobo é muito brincalhão e temperamental. Ele aprende rápido. Pode-se admirar melhor suas qualidades versáteis do que sua especialização. Entretanto, não devemos esperar que ele vá treinar espontaneamente: o comportamento do Cão Lobo é estritamente proposital - é necessário achar uma motivação para o treino. A maioria dos casos de fracasso em treiná-lo deve-se usualmente ao fato de que o cão está cansado com as longas e inúteis repetições do mesmo exercício, o que resulta em perda de motivação. Estes cães têm admiráveis sensos e são muito bons em seguir trilhas. São bastante independentes e podem cooperar na matilha com algum propósito especial. Se necessário, podem facilmente trocar as suas atividades para as horas noturnas. O trabalho independente da matilha sem o controle necessário de algum humano foi a reação para seu uso militar.



O Cão Lobo é uma raça com saúde acima da média em comparação com as outras raças, o que não significa que a raça seja isenta de problemas.

Os problemas que podemos encontrar o Cão Lobo são Displasia coxofemoral e alguns raros casos de Displasia dos cotovelos, por tal motivo todo e qualquer criador sério deve fazer os exames nos cães antes de usá-los na reprodução, comprovando assim que tais cães são saudáveis e aptos para serem padreadores e matrizes. Os exames de Displasia coxofemoral são obrigatórios na raça e o futuro proprietário deve ficar atento para apenas comprar seu filhote de pais quais tenham devidamente passado pelos exames oficiais, sendo aptos para a reprodução, o criador não pode se negar a mostrar os laudos dos cães ou uma cópia dos mesmos para o futuro proprietário.
Ficheiro:Czechoslovakian Wolfdog face.jpg
O Cão Lobo muda a pelagem duas vezes ao ano entre verão e inverno, perdendo muitos pêlos e boa parte de seu sub-pêlo nessas épocas, é aconselhado aos proprietários que escovem os cães minimamente uma vez por dia na época de muda, ajudando assim o cão a se livrar dos pêlos mortos mais rapidamente, e diminuindo razoavelmente a grande quantia de pêlos soltos pela casa.
As fêmeas da raça tendem a ser pouco férteis, é comum fêmeas que nunca entram no cio e quando o tem ocorre geralmente 1 vez por ano, cio este que pode ou não ter ovulação dependendo de uma série de fatores, que vão desde o tratamento ao temperamento da fêmea em questão.
A raça não necessita de maiores cuidados especiais.

Pastor-belga

Pastor-belga

O pastor-belga (em francês: chien de berger belge) é uma raça de cães que possui variedades de aparência bastante distintas entre si no que toca a pelagem e as cores. Apesar disso, a dificuldade de classifica-los reside no fato dos kennel clubs locais não entrarem em acordo sobre suas diferenças. Internacionalmente, o pastor belga é uma única raça dotada de quatro variações, bem como em vários outros países;
Ficheiro:Belgian Groenendael 600.jpg

Nacionalmente, em 1891 o professor Adolphe Reul, da Escola Veterinária de Cureghem, estudou todos os pastores e estabeleceu quatro diferentes raças; nos Estados Unidos, os laekenois não são reconhecidos, os groenendaels são os belgas e os outros dois são tidos como a mesma raça.

O malinois, de pelagem clara, mais alongada e com franjas, é nativo da região de Malines e tido como um dos mais raros entre seus parentes. De todos, é o mais próximo do pastor alemão e do holandês de pelo liso. Conhecido pelo vigor, foi o primeiro dos belgas a ser descrito. O groenendael, de pelagem negra, alongada, macia e abundante até as pernas, começou a
ser criado por volta da década de 1890 quando Nicholas Rose, dono do Café du Groenedael, cruzou um filhote negro e obteve outro, considerados então base desta variedade. O mais raro, o laekenois, tem a aparência felpuda e rústica, de pelagem densa, sem a franja, e ondulada. Predileto da rainha Maria Henriqueta da Bélgica, possui o nome vindo do Castelo de Laeken. Fácil de adestrar, assim como os demais, é visto como excelente companheiro.

O tervueren, majoritariamente classificado como raça separada, tornou-se popular quando usado como farejador de entorpecentes.


Independente das diferenças, os belgas são considerados campeões na realização de várias atividades - provas de obediência, campeonatos de agility, pastoreio de ovelhas, flyball, exposições de beleza, cão de companhia e guarda - o que os tornaram populares em todo o mundo, apesar de abaixo das expectativas.

Segundo estudos, nos belgas é vista a variedade de pelagens que remonta à época em que cães eram utilizados em funções. Bem como o temperamento e as qualidades físicas, os belgas partilham os problemas da raça: podem desenvolver displasia, epilepsia, atrofia progressiva da retina e pannus.  Na cultura humana, um dos cães mais famosos é Tomy, o primeiro dos tervuerens.
Kelpie australiano

O kelpie australiano, também chamado de cão d'água australiano, é uma raça de cão que descende provavelmente de cruzamentos entre o Border Collie e o Dingo. Esta raça foi desenvolvida na Austrália, e é conhecida desde 1870.



É uma raça facilmente adestrável, inteligente e equilibrada. Gosta de trabalhar e agradar ao dono. É adequada para crianças, por ser paciente e resistente. É cheio de energia. Um Kelpie muitas vezes trabalha 60 quilômetros e em condições extremas de clima.
Kelpies são uma raça muito resistente com poucos problemas de saúde. São conhecidos por serem imunes à uma espécie de carrapato australiano venenoso, que pode matar um Pastor Alemão saudável.

É considerado ter descendido de Dingos. Uma possível versão para esta crença é que em áreas que era ilegal ter Dingos como animais de estimação, alguns donos de Dingos os registravam como Kelpies ou cruzamento de Kelpies. Outra versão é que os Kelpies são imunes aos carrapatos australianos, imunidade similar aos Dingos. Porém, muitos acham que a raça é uma cruza entre pastores escocêses e Smooth Collie no passado.

Curiosidades: O nome Kelpi vem da mitologia escandinava, e significa o gênio ou deus das águas.